A Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo foi o cenário perfeito para receber mais um estágio internacional organizado pela APARN no passado fim de semana de 4 e 5 de Outubro. Num ambiente intimista e familiar, os presentes tiveram a oportunidade de absorver os sempre fascinantes conhecimentos de Luc Deweys sensei que a cada visita nos faz descobrir nova técnica em movimentos que, apesar de tão simples e óbvios, ou talvez por essas razões são muitas vezes descurados.
O mestre aproveitou a oportunidade para abordar técnicas de base que, a um nível mais avançado, chegam a ser menosprezadas, conseguindo com isto também integrar, harmoniosamente, alunos de graduações diversas. O contacto próximo que consegue manter com os praticantes permite-lhe identificar as dificuldades de cada um e evitar movimentos repetidamente errados e desnecessários ou, como prefere designar “movimentos parasitas”. Movimentos que, frequentemente, denunciam o uso de força quando na realidade se pretende precisão.
Um testemunho verdadeiramente justo deste estágio significaria um post de muitas páginas. Sucintamente, no final ficou, como sempre, a sensação de que o caminho de progressão individual a percorrer ainda é longo, assim como a grande vontade de que Luc Deweys sensei regresse em breve para continuar este seu trabalho de grande dedicação e paciência com o fiel grupo de aikidocas (associados da APARN ou não) que é tão entusiasta por esta arte quanto pelo mestre em si.
Saudações Aiki,
Sem comentários:
Enviar um comentário